um casal que serve a Deus
Agregando Valores

Um casal que serve a Deus junto cresce na fé e no amor

Naturalmente, a vida na sociedade moderna apresenta muitos desafios e todo casal que quer viver a fé vai encontrar dificuldades. O trabalho e as obrigações consomem tempo e, muitas vezes faltam momentos para viver a dois. Pensando dessa forma, o voluntariado na Igreja para um casal pode parecer um peso, mas é exatamente o contrário e você vai descobrir no artigo de hoje.

Veja também:

A busca por uma vida cheia de sentido e valor

Todas as tarefas da vida moderna exigem muito de nós e os momentos de descanso são extremamente necessários. Mesmo assim, para quem busca uma vida cheia de sentido e valor, fica faltando algo quando não se dá uma contribuição concreta e específica. Fazer parte de uma boa obra na Igreja é contribuir com a obra de Deus, e esse “esforço extra”, no fim das contas é gratificante e gera paz e descanso, quando feito com amor, já que Jesus mesmo disse que seu jugo é leve e seu fardo é suave (Cf. Mt 11,30).

E se fosse possível servir junto com a pessoa que você ama? Que tal aliar uma tarefa cheia de sentido à companhia da pessoa que você escolheu para passar a vida ao seu lado? Certamente, a sensação gratificante do servir é compartilhada e serve para aproximar o casal, aumentando sua fé e seu amor.

casal unido
Casal unido. Fonte da imagem: Pexels.

Ainda há muitos motivos pelos quais servir a Deus em casal nos ajuda a crescer no amor e na fé. O voluntariado, de fato, afasta-nos do egoísmo, ajuda-nos a enfrentar melhor os desafios, ensina-nos a coordenar as nossas tarefas, inspira os que nos rodeiam e torna o nosso tempo na terra mais sábio e mais produtivo. A seguir, saiba mais benefícios do servir em casal:

Ajuda a superar o egoísmo

Nossa sociedade é pautada pelo individualismo egoísta, mas é cheia de necessidades que pedem solidariedade. Quando dois corações se unem para servir a Deus, contribuem para a igreja e a comunidade.

O casal que serve unido é inspiração

O casal que serve à Igreja por amor a Deus inspira amigos e familiares a fazerem o mesmo. Se seu objetivo é criar filhos que conheçam Jesus e amem como Ele amor, a melhor maneira de ensiná-los é através do seu testemunho de vida. Mostre para todos o que é a Palavra de Deus vivida diariamente.

Aumenta a generosidade

Existe uma semente de egoísmo em todos nós, plantada pelo pecado original. Para não deixarmos que essa praga cresça no meio dos bons frutos, devemos exercitar a prática do serviço ao próximo, que gera hábitos de amor abnegado e puro. Buscando oportunidades de servir, com o coração cheio da graça e do amor de Deus, nossas intenções serão movidas pelo combustível correto.

Otimiza o tempo

O nosso tempo aqui na terra é um grande presente de Deus, e quando percebemos que ele foi dado para que possamos aspirar a coisas maiores, passar o tempo servindo em casal faz todo o sentido. O tempo usado dessa forma sempre terá sido muito bem utilizado.

Ajuda a descobrir e apreciar os dons do cônjuge

Naturalmente, os cônjuges são diferentes entre si e possuem dons espirituais que precisam ser explorados, além reagirem de maneira diversa às circunstâncias da vida. Ao servir aos outros, podemos reconhecer e valorizar mais os talentos de cada um. Temos a tendência de pensar que nosso caminho é o melhor, mas devemos reconhecer também o valor e a importância dos dons que Deus deu aos outros.

Aumenta a unidade do casal

O servir em união ensina mostra aos casais como coordenar a execução de um plano de ação – uma habilidade fundamental para quando os filhos nascerem! Com o tempo, vocês passarão mais tempo juntos, aprenderão a trabalhar melhor em equipe e começarão a se apoiarem mutuamente na vida em geral.

Evita o isolamento

Quanto mais tempo passamos morando e trabalhando juntos, mais dependemos do outro. Sempre existe o risco de começarmos a ficar isolados do mundo exterior, mas precisamos de uma verdadeira comunidade cristã. Com a graça de Deus, após a pandemia, diversas iniciativas de servir presencial poderão ser implementadas. O serviço a outras pessoas fora de casa pode nos abrir portas e ajudar-nos a evitar que nos sintamos solitários ou isolados.

Ajuda na saúde do relacionamento

A aproximação com outros casais piedosos de nossa comunidade traz apoio não apenas para nosso casamento, mas também para nosso relacionamento com Jesus. Nessas oportunidades, encontramos amigos sábios a quem podemos recorrer nos momentos difíceis. Deus se manifesta naqueles que O seguem, portanto, buscar relacionamentos saudáveis beneficia nossa vida a dois e o serviço pode nos dar oportunidades de encontrar e nos relacionar com pessoas de bem.

Procure a secretaria paroquial da sua comunidade e descubra todas as oportunidades de servir na Igreja Católica da sua cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *