o perigo dos olhares impuros
Vídeos

O olhar pode ser ocasião para o pecado e você deve prestar atenção

O sentido da visão é uma grande graça de Deus, que nos permite contemplar o belo e ter experiências magníficas com a criação. Porém, pela visão, somos atraídos a diversos pecados e corrermos muitos riscos. Ajudados pelos ensinamentos de Santo Afonso Maria de Ligório, hoje vamos falar sobre como o olhar pode ser ocasião para o pecado.

Veja também:

Vigie o seu olhar para não cair em tentação

Se você quer salvar a sua alma, é preciso fugir das ocasiões de pecado, e muitas dessas ocasiões chegam através do olhar. Embora pela visão possamos contemplar a natureza, as belezas do mundo, também podemos olhar para pessoas que nos despertam pensamentos maliciosos. É por isso que devemos evitar manter o olhar em pessoas mal vestidas, sem modéstia, e que nos despertem a malícia.

Santo Afonso Maria de Ligório nos atenta que é impossível em algumas ocasiões não ver, mas que devemos evitar o “continuar olhando”, pois é esse continuar olhando que traz o prazer e nos faz cair no pecado. Todo mundo já viu algum homem que gira a cabeça para olhar uma bela mulher mal vestida que passou. O homem cai e também cai a mulher que faz isso conscientemente, sentindo prazer em provocar esses olhares.

São Bernardo diz: “a seta do amor impuro entra pelos olhos e fere a alma”. Precisamos tomar muito cuidado com o nosso olhar, e é exatamente sobre isso que fala a direção espiritual Itinerário da Castidade, de Frei Gilson. Assista aqui:

O olhar pode ser ocasião para o pecado 

Você pode olhar para alguém do sexo oposto sem problemas, mas deve fazê-lo com pureza, enxergando como uma bela criatura de Deus. Mas chegar nesse ponto de olhar sem malícia, exige um grande esforço. Que possamos nos esforçar sempre e contar com a graça de Deus para vencer o mal e alcançar a virtude da castidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *