realidades sobre a Igreja Católica
Quadrinhos Católicos

Entenda as realidades da Igreja Militante, Padecente e Triunfante

Hoje vamos entender um pouco mais sobre a Igreja Católica Apostólica Romana, que possui três realidades distintas formadoras de uma só Igreja. É importante entendermos cada uma delas: São a Igreja Militante, Padecente e Triunfante.

Veja também:

Entenda as 3 Igrejas que são uma só

Igreja Militante é a constituída por todos aqueles que ainda estão vivos na terra e ‘caminham’, ‘combatem’ e ‘defendem uma causa’ infatigavelmente contra os poderes diabólicos do mundo e da carne. Disse São Paulo na carta aos romanos: “Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e em nome da caridade que é dada pelo Espírito, combatei comigo, dirigindo vossas orações a Deus por mim.”(Rm 15,30).

A Igreja Padecente é a constituída por todos aqueles que ainda se purificam no purgatório, antes de entrarem no Céu. Os que morrem na graça e na amizade de Deus mas não estão de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem, depois da morte, uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu. (CIC 1030).
A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é absolutamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativamente ao Purgatório sobretudo nos concílios de Florença e de Trento. A Tradição da Igreja, referindo-se a certos textos da Escritura fala dum fogo purificador.(CIC 1031).

Igreja Triunfante é a constituída por todos aqueles que já morreram, se salvaram para a vida eterna e se encontram no Céu. São os santos, aos quais se somam os anjos (At 27, 23-24). Na glória do Céu, os bem-aventurados continuam a cumprir com alegria a vontade de Deus, em relação aos outros homens e a toda a criação. Eles já reinam com Cristo. Com Ele “reinarão pelos séculos dos séculos” (Ap 22, 5). (CIC 1029).

Com informações de Comunidade Oásis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *