para vencer as paixões
Meditação / Vídeos

A paixão pelo pecado pode ser vencida de 3 maneiras

A mesma arma que o demônio usa para te destruir, você deve usar para destruí-lo. Se o inimigo inflama o que é a sua fraqueza, devemos lutar intensamente para eliminar essa paixão. Sobre esse e outros temas fundamentais para vencer o mal tratará o artigo de hoje.

Veja também:

Todos os ensinamentos a seguir fazem parte da série Itinerário da Castidade, de Frei Gilson, baseada nos ensinamentos do doutor da Igreja Santo Afonso Maria de Ligório.

3 conselhos para vencer a paixão pelo pecado

1 – Combater a paixão dominante

A paixão dominante é aquela que frequentemente nos leva ao pecado. Antes de combater, é claro que você precisa conhecer sua paixão dominante, aquela fraqueza, aquele pecado que mais te atormenta e te domina. Para uns, o pecado dominante pode estar na sensualidade, na sexualidade, na malícia; para outros, o pecado dominante pode ser o orgulho, a soberba; para um terceiro grupo, talvez seja o dinheiro, o consumismo, a vontade de ter sempre mais.

Para se aprofundar neste tema, assista o primeiro vídeo:

Paixão dominante
Domar todas as paixões

2 – Arrancar as pequenas paixões antes que criem raízes

Você precisa avaliar na sua vida todo o mal que ainda é pequeno e parece inofensivo. Todos aqueles pecadinhos que você acredita que não te farão mal. Enquanto o pecado é pequeno, você parece ser maior, mas o mal vai crescendo e torna-se gigantesco, até que você é totalmente dominado por ele. Isso é diabólico e é por isso que precisamos cortar na raiz.

Se em vez de se afastar de uma paixão por considerá-la inofensiva você dialogar com ela, está se expondo a um perigo terrível. Assista e entenda:

Arrancar a paixão antes que crie raízes

3 – Transformar o mal em bem

A paixão mostra que há uma força dentro de você, e já que você tem essa força toda, que tal canalizá-la para Deus? É dessa forma que você vai transformar o mal em bem. Por exemplo, se você gosta de brigar com as pessoas, passe a brigar com seus pecados. Se você tem um amor muito grande e tem depositado no lugar errado, deposite o seu amor em Deus. Assista e entenda melhor:

Transformar o mal em bem

Se você gostou do conteúdo, recomendo que assista todos os outros vídeos da série no canal do Frei Gilson. A castidade é possível pela graça de Deus e por uma decisão firme. Deus abençoe você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *