Os 30 primeiros minutos do dia são os mais importantes.
Agregando Valores / Motivacional

São João Berchmans nos ensina que os primeiros 30 minutos do dia são os mais importantes

Você já acordou resmungando, reclamando da vida e com raiva do mundo? Quem cai nessa tentação dificilmente terá um bom dia. São João Berchmans acreditava que o sucesso de um dia dependia em grande parte de como a pessoa o começa, especialmente durante os primeiros 30 minutos da manhã. O artigo de hoje baseia-se nos seus ensinamentos.

As lições de São João Berchmans

São João Berchmans
São João Berchmans.

São João Berchmans acreditava que o sucesso de um dia dependia em grande parte de como a pessoa o começa, especialmente durante os primeiros 30 minutos da manhã.

No livro A vida do Bem-Aventurado João Berchmans, de Francis Goldie, a programação da manhã de Berchmans é descrita em detalhes:

Às quatro da manhã, o despertador anunciava a hora de despertar. João ouvia isso com reverência a Samuel, quando o menino santo reconhecia na quarta chamada a voz do Senhor. Ele fazia o sinal da cruz, dizendo ao se levantar: “Senhor, o que gostaria que eu fizesse? Meu coração está pronto, ó Deus, meu coração está pronto!”. No momento em que ele se levantava, ele se prostrava diante de seu crucifixo … o qual, antes de dormir, ele costumava colocar aos pés de sua cama.

Orientando-se já nos primeiros minutos do dia a Deus, não há espaço para a reclamação, a preguiça e a raiva do mundo, que muitas vezes nos tentam e nos levam a ter um dia ruim.

Berchmans não parava por aí, pois estava “convencido de que [seu outro trabalho] dependia, principalmente, da maneira como ele se levantava de manhã”:

Assim que ele se vestia, ele arrumava a cama e, ajoelhando-se, derramava sua alma com tanto ardor que se poderia pensar que era o colóquio de encerramento de uma oração de uma noite inteira. Ele agradecia a seu anjo guardião e ao patrono do dia anterior, por sua proteção durante o dia e a noite; implorava que eles ficassem com ele o resto de sua vida, e especialmente na hora de sua morte … Ele [também] se juntava a uma resolução quádrupla – que todo pensamento, palavra ou ação naquele dia fosse puramente para a glória de Deus ; em ação de graças pela [santa comunhão]; para atingir a verdadeira devoção à Santíssima Virgem e a verdadeira humildade interna; e que seus pensamentos, palavras e ações pudessem estar unidos aos de Cristo, seu Senhor.

Tudo isso era feito durante os primeiros 30 minutos do dia, sem perder tempo  com a preguiça na cama.

Embora de início não sejamos capazes de ter o mesmo fogo que alimentava a fé e a determinação de São João Berchmans, podemos tentar seguir seu exemplo de pequenas maneiras. Por exemplo, em vez de apertar o botão de soneca, tente levantar da cama e proferir uma breve palavra de amor a Deus.

Se quisermos estar mais bem preparados para o que o dia nos reserva, tentemos começar o dia com o pé direito e na graça de Deus. Faça essa experiência e sinta a diferença na sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *