amém
Agregando Valores

Entenda o significado da palavra “amém” com o Catecismo da Igreja Católica

No Catecismo da Igreja Católica, entendemos uma variedade de aspectos da religião, todos baseados e iluminados pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja. Ele é uma exposição da fé católica e da doutrina da Igreja. Pelas palavras deste importante documento, hoje você conhecerá o significado da palavra “amém”.

Saiba mais sobre a palavra “amém”

1062 – Em hebraico, a palavra “amém” está ligada à mesma raiz da palavra “crer”. Esta raiz exprime a solidez, a confiabilidade, a fidelidade. Assim, compreendemos por que o “amém” pode ser dito da fidelidade de Deus para conosco e de nossa confiança nele.

1063 – No profeta Isaias encontramos a expressão “Deus de verdade”, literalmente “Deus do amém”, isto é, o Deus fiel às suas promessas: “Todo aquele que quiser ser bendito na terra quererá ser bendito pelo Deus do amém” (Is 65,16). Nosso Senhor emprega com frequência o termo “amém”, por vezes em forma duplicada, para sublinhar a confiabilidade do seu ensinamento, sua autoridade fundada na verdade de Deus.

1064 – O “amém” final do Credo retoma e confirma, portanto, suas duas primeiras palavras: “eu creio”. Crer é dizer “amém” às palavras, às promessas, aos mandamentos de Deus, e confiar totalmente naquele que é o “Amém” de infinito amor e de fidelidade perfeita. A vida cristã de cada dia será, então, o “amém” ao “eu creio” da profissão de fé de nosso Batismo.

1396 – A unidade do corpo místico: a Eucaristia faz a Igreja. Os que recebem a Eucaristia estão unidos mais intimamente a Cristo. Por isso mesmo, Cristo os une a todos os fiéis em um só corpo, a Igreja. A comunhão renova, fortalece, aprofunda esta incorporação à Igreja, realizada já pelo Batismo. No Batismo fomos chamados a constituir um só corpo. A Eucaristia realiza este apelo: “O cálice de bênção que abençoamos não é comunhão com o Sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o Corpo de Cristo? Já que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, visto que todos participamos desse único pão” (1Cor 10,16-17).

Se sois o corpo e os membros de Cristo, é o vosso sacramento que é colocado sobre a mesa do Senhor, recebeis o vosso sacramento. Respondeis “Amém” (“sim, é verdade!”) àquilo que recebeis, e subscreveis ao responder. Ouvis esta palavra: “o Corpo de Cristo”, e respondeis: “Amém”. Sede, pois, um membro de Cristo, para que o vosso Amém seja verdadeiro.

2856 – “Em seguida, terminada a oração, tu dizes ‘Amém’, corroborando por este Amém, que significa ‘Que isto se faça’ tudo quanto está contido na oração que Deus nos ensinou.”

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *