Santo Agostinho
Agregando Valores

Ultrapassando a força corpórea com Santo Agostinho

Agostinho de Hipona, conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Acima de tudo, um exemplo de conversão, homem de Deus que se entregou de corpo e alma a uma vida na vontade do Senhor.

Toda essa entrega abriu o coração de Santo Agostinho para as inspirações vindas de Deus, e ele nos transmitiu palavras marcantes com muita sabedoria. Vejamos o trecho a seguir retirado de seu livro Confissões:

Ultrapassando a força corpórea

“Que amo então quando amo o meu Deus? Quem é Aquele que está no cimo da minha alma? Pela minha própria alma hei-de subir até Ele. Ultrapassarei a força com que me prende ao corpo e com que encho de vida o meu organismo. Mas não é com essa vida que encontro o meu Deus, porque (nesse caso) também o cavalo e a mula que não têm inteligência O encontrariam, pois possuem essa mesma força que lhes vivifica os corpos.

Há, portanto, outra força que não só vivifica, mas também sensibiliza a carne que o Senhor me criou, mandando aos olhos que não ouçam e ao ouvido que não veja, mas aos primeiros que vejam e a este que ouça e a cada um dos restantes sentidos o que é próprio dos seus lugares e ofícios. É por eles, que eu – espírito uno – realizo as diversas funções. (Na minha investigação) ultrapassarei ainda esta força que igualmente o cavalo e a mula possuem visto que também sentem por meio do corpo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *