
A leitura espiritual deve ser hábito do bom católico
Para realizar uma leitura espiritual produtiva, e assim crescer na santidade, é preciso ir além da leitura propriamente dita. Orando, buscando o silêncio e se aprofundando a cada leitura, é possível receber luzes vindas de Deus através de suas leituras diárias.
Cultive os bons hábitos
Todo bom hábito requer tempo e perseverança, e são adquiridos de forma gradual. É preciso um fortalecimento constante das boas práticas para que elas se tornem um hábito, já que elas correm o risco de enfraquecer se não forem realizadas com regularidade.
Isto vale também para o nosso relacionamento com Deus: para que ele cresça, temos que dedicar tempo todos os dias a conversar com Ele.

Até mesmo alguns minutos de leitura do Novo Testamento, todos os dias, nos permitem identificar-nos com as palavras e com as obras de nosso Salvador.
É altamente recomendado, ainda, dedicar um tempo diário a ler algum dos muitos livros clássicos da espiritualidade católica – de preferência, se você tiver um diretor espiritual, com a recomendação personalizada dele para você.
- Um dos maiores clássicos da literatura espiritual católica é a Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis.
- A Oração, de Santo Afonso de Ligório, é fundamental para nosso aprofundamento na fé.
- Confissões, de Santo Agostinho, mostra o processo de conversão do Bispo de Hipona.
- O Diário de Santa Faustina é um verdadeiro manual de devoção e fé.
- Também são imperdíveis os livros do Pe. Afonso de Santa Cruz sobre a vida de vários santos, beatos e mártires da fé. Em estilo romanceado, ele dá vida e dinamismo aos relatos.
Além dessas dicas, existem milhares de outros livros de qualidade para nosso fortalecimento e crescimento espiritual. Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários no fim desta página.