relacionamentos virtuais
Agregando Valores

5 cuidados para se tomar com relacionamentos na internet

Com o avanço da tecnologia e o afastamento das pessoas, muita gente tem buscado relacionamentos em sites e aplicativos na internet. Seja por timidez, comodidade ou outro motivo, muitos acabam se arriscando online. O risco é que na internet torna-se muito mais fácil mentir e se passar por uma pessoa boa, com o intuito de enganar, abusar ou cometer outras coisas terríveis.

Veja também: A amizade no relacionamento e outras belas mensagens.

Para nos ajudar nessa realidade ameaçadora, o Professor Felipe Aquino mostra no site da Editora Cléofas, alguns cuidados que devem ser tomados ao se buscar um relacionamento na internet.

5 cuidados para se tomar com relacionamentos na internet

relacionamentos virtuais

1. Proteja suas informações pessoais

E altamente recomendável que você não passe informações pessoais como telefone, endereço, locais em que você e sua família frequentam, além de hábitos e horários. Muitos dos golpes e crimes cometidos pela internet -como estupros, perseguições e roubos – são facilitados quando mais informações são trocadas nesses sites e aplicativos. Como a maioria dos crimes sexuais não são denunciados, os sites de relacionamento são atrativos para esses criminosos. O ideal é tentar saber o máximo possível da outra pessoa sem revelar muito de si.

Até mesmo os sites criados especificamente para cristãos não são totalmente seguros, pois não há critérios para as pessoas participarem. Os dados são baseados nas informações passadas pelo internauta, e podem não ser verdadeiros.

2. Não se relacione sem antes ter informações reais e coerentes

Tome muito cuidado com os encontros pessoais, mesmo que sejam em um lugar público. Leve alguém da família ou um amigo que lhe dê segurança.

Algumas pessoas praticam o que podemos chamar de falsidade ideológica (fotos trabalhadas, dados mudados, entre outras coisas); e mostram-se de maneira falsa, com segundas intenções.

3. Saiba mais e vá devagar

Faça uma pesquisa sobre a outra pessoa, e não assuma um compromisso de namoro pela internet, mas apenas pessoalmente e só depois de conhecer muito bem o pretendente.

Nunca comece um namoro online no primeiro encontro pessoal, mas apenas uma amizade, que, quem sabe, possa caminhar para um namoro. É também aconselhável que não se vá sozinho para o primeiro encontro com a outra pessoa.

4. Não aumente a intimidade pela internet sem conhecer muito bem a pessoa

Muita gente se sente tentada a dar informações íntimas mais rápido que o habitual. Isso é um grande erro! Não se deixe apaixonar pela outra pessoa sem conhecê-la muito bem, pessoalmente, pois pode ser uma paixão baseada em fraudes ou fantasias.

5. Veja se há respeito e motivação

Quando você sente que o outro respeita sua opinião e sua vida, e não faz propostas inadequadas ou indecorosas, então você pode sentir que ele tem intenções sérias e pode vir a ser um bom companheiro.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *