adoração ao Santíssimo
Agregando Valores

Entenda a Adoração ao Santíssimo Sacramento

A Adoração Eucarística é qualquer oração endereçada ou centrada em Jesus Cristo presente na Eucaristia. Segundo o Professor Felipe Aquino, “Na expressão “Adoração Eucarística”, a palavra “Adoração” é usada, de forma ampla, para significar qualquer espécie de oração, qualquer espécie de união com Deus. “Eucarística” significa rezando diretamente para Jesus presente na Eucaristia ou de forma centrada n’Ele”.

Veja também: Você tem um coração endurecido?

A Adoração ao Santíssimo Sacramento pode ser feita diante da Eucaristia exposta no altar, por exemplo, em um ostensório, ou em igrejas, tabernáculos e capelas.

Qual a importância da Adoração ao Santíssimo Sacramento?

Adorando a Eucaristia podemos nos focar diretamente no Senhor, unindo-nos a Ele de maneira pessoal e especial.

“Jesus na Eucaristia é Jesus em Seu estado presente, não Jesus crucificado, mas Jesus ressuscitado, glorificado, entre a Sua Ascensão ao Céu e Sua segunda vinda à Terra; Jesus ressuscitado, presente para mim sob a aparência de pão. Sua presença é gloriosa, Sua aparência é simbólica – símbolo do que Ele está fazendo ali na Eucaristia, oferecendo-Se como meu alimento e força”, realça o Professor Felipe Aquino.

A Adoração é comunhão espiritual. Nela, devemos agradecer a Jesus pela Sua presença na Eucaristia, para o nosso crescimento, sustento, vigor e encorajamento. Agradecemos pelo Seu amor, pela união e comunhão conosco.

O Bem-aventurado João de Ruysbrook diz que “Jesus deu Sua carne para ser o alimento de minha alma, e o Seu sangue para ser a bebida de minha alma. E a natureza do amor é sempre a de dar e tirar, amar e ser amado”. João também acrescenta que “O amor é, ao mesmo tempo, um tomar fortemente amor e um doar generosamente amor. Ainda que Ele dê tudo o que Ele tem e tudo o que Ele é, Ele também tira de mim tudo o que eu tenho e tudo o que eu sou, e Ele exige de mim mais do que eu posso realizar. Sua fome é indescritivelmente grande. Ele me consome até o mais profundo do meu ser”.

Na Adoração Eucarística, consumimos Jesus e Ele nos consome numa comunhão espiritual. Não somos apenas nós que pedimos algo a Ele, mas também Ele tem algo a pedir para nós. É importante abrir o coração e ouvir o que Ele quer nos dizer, aceitando todo o Seu amor e transformando essa graça em uma vida melhor a cada dia.

Comments



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *