comunicação entre casais
Agregando Valores

Fundamentos para um diálogo entre casais

Reflexão sobre apalavra: João 11, 39-42 Mateus 12,34-37 Marcos 7,31-37.

Comunicação Verbal

“O paraíso não é um lugar de Adão e Eva. É a vida de harmonia de um casal. Quando um deixa de conversar com o outro, ocorre a perda do paraíso”.

A comunicação verbal é fundamental e indispensável em um relacionamento matrimonial. Ela alimenta o casamento, faz com que o amor alcance níveis cada vez mais profundos e reforça os ingredientes vitais da confiança, do respeito e do entendimento. Compartilhar o seu eu mais íntimo com o cônjuge e saber que você será aceito e compreendido por quem é, pelo que você é, sem ser julgado ou rejeitado, é uma profunda experiência de união matrimonial.

Dados de pesquisas informam que 97% dos casais não são confidentes entre si e têm medo um do outro. “ Adão porque tu te escondes de tua mulher? Tu perdes horas diante de uma TV e não junto de tua esposa… A desculpa – é a cobra “…Quando a experiência da comunicação  é frustrada ou bloqueada, as pessoas sentem a dor do vazio e a solidão se instala. A quebra da comunicação raramente acontece de uma vez . É como uma erosão , ocorre gradual e sutilmente. Sem perceber o que está acontecendo, o casal para de conversar, distanciam-se tanto que em determinado ponto se tornam estranhos e acabam dormindo na mesma cama, mas não estão juntos. A arte de boa comunicação, a melhor forma de comunicação é a honesta, aberta, direta e baseada no desejo de se revelar. Por outro lado, o outro cônjuge é convidado a igualmente compartilhar. Através desta profunda e mútua participação, os cônjuges continuam a crescer juntos, porque ambos estão continuamente aprendendo algo novo um do outro. A comunicação é uma arte adquirida.

comunicação

Exercitar a comunicação ajuda a desenvolver a intimidade compartilhada entre os cônjuges, a capacidade de se tornarem melhores e mais apaixonados ao longo dos anos. Nenhum casal possui uma comunicação perfeita, todos podem buscá-la, modificando e transformando alguns estilos de comunicação. Fique mais tempo onde vocês se sentem mais à vontade para conversar.

Concordar para discordar

Comunicação não significa criar competição, se o propósito é direcionar ao entendimento e aceitação – não em direção ao controle e a uma vitória qualquer. Nem tampouco significa uniformidade de pensamentos. Estejam convencidos entretanto, que o direito de discordar não significa que se tenha o direito de machucar o(a) companheiro(a). Se vocês realmente se respeitam, continuarão a se comunicar , até mesmo quando discordarem profundamente.

Discordem em tudo que desejarem, mas não se machuquem. Comunicação é muito mais do que conversar. Ela é multifacetada e pode tomar diferentes formas em diferentes situações. Por exemplo, existem muitas maneiras não verbais para comunicar profundamente sem dizer uma só palavra. Em muitas situações, um olhar, um abraço, um beijo ou um simples toque, significa mais do que palavras. A linguagem do corpo, na sua essência , pode significar muito.

toque

Geralmente o casal que tem dificuldade na comunicação verbal também tem em se tocar. Às vezes, os padrões de comunicação que foram danificados podem realmente ser curados quando o casal descobre a unidade através do toque.

Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me. Estendendo a mão, Jesus tocou nele e disse: “Quero, fica purificado”. E imediatamente a lepra desapareceu.

O ser humano é um ser corporal e espiritual. Em tudo o que faz, age com corpo e alma, o corporal e o espiritual estão intimamente ligados. Podendo dizer que o corporal comunica o espiritual, o pensamento e as palavras, as emoções e as reações corporais. Neste mesmo sentido devemos ver a sexualidade: comunicação corporal do amor. E isto em todas as formas de sexualidade (afetiva, erótica, …).

Frases para reflexão

“A missão (vocação ) do casamento é salvar um ao outro. Quando um salva o outro, dificilmente tem problemas sexuais.’’

“Enquanto os espíritos não se casam, os corpos ficam viúvos”.

“Em nível inconsciente comunicamos com o outro aquilo que sentimos (irradiação) sem nenhuma palavra’’.

Perguntas para reflexão

Seguem abaixo duas perguntas para a sua reflexão, pode ser feita individualmente o até mesmo com o seu parceiro:

– Quais assuntos vocês encontram dificuldades para se comunicarem?

– Em qual aspecto você cresceu através de uma conversa com seu cônjuge ?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *