ingerir bebidas alcoólicas é pecado?
Agregando Valores

Ingerir bebida alcoólica é pecado?

O mundo nos fornece diversas opções em várias ocasiões e, muitas vezes, podemos ficar confusos e indecisos sobre nossas escolhas. Por exemplo, ingerir bebida alcoólica é pecado? Hoje vamos falar sobre este assunto fundamentando nossas respostas em citações bíblicas e análises de especialistas.

Veja também: Uma música pare te trazer de volta ao primeiro amor.

Afinal, ingerir bebida alcoólica é pecado?

Ingerir bebidas alcoólicas com moderação não é pecado e existem diversas passagens bíblicas que nos ajudam a elucidar este ponto. Vejamos algumas:

A Bíblia diz que o vinho é um presente de Deus, algo que pode tornar a vida mais alegre, como diz Salmos 104, 14-15:

“Ele faz crescer relva para o gado E plantas para o uso da humanidade, Para tirar da terra alimento: O vinho, que alegra o coração do homem; O azeite, que faz o rosto brilhar;E o pão, que revigora o coração do homem.”

Eclesiastes 3,13; 9,7 também fala sobre a bebida com moderação sendo benéfica:

 “e também que todos comam e bebam, e desfrutem dos resultados de todo o seu trabalho árduo. É a dádiva de Deus.”

“Vá, coma o seu alimento com alegria e beba o seu vinho com coração alegre,+ pois o verdadeiro Deus já se agradou das suas obras.”

Também é reconhecido que o vinho faz bem para a saúde em 1 Timóteo 5,23:

“Não beba mais água, mas tome um pouco de vinho por causa do seu estômago e porque você adoece frequentemente.”

Quando esteve na Terra, Jesus também bebeu vinho, e isso pode ser visto em Mateus 26,29; Lucas 7:34:

“Eu lhes digo, porém: Eu de modo algum beberei novamente deste produto da videira até aquele dia em que beberei vinho novo com vocês, no Reino do meu Pai.”

“O Filho do Homem veio comendo e bebendo, mas vocês dizem: ‘Vejam! Um homem glutão e dado a beber vinho, amigo de cobradores de impostos e de pecadores!”

Também houve um milagre muito conhecido, onde Jesus transformou a água em vinho, contato em João 2,1-10:

“No terceiro dia se realizou uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e seus discípulos também foram convidados para a festa de casamento. Quando o vinho estava acabando, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho.” Mas Jesus respondeu: “O que eu e a senhora temos a ver com isso?* Minha hora ainda não chegou.” Sua mãe disse então aos que serviam: “Façam o que ele lhes disser.” Havia ali seis jarros de pedra, para água, conforme exigido pelas regras de purificação dos judeus; a capacidade de cada jarro era de duas ou três medidas de líquidos.*  Jesus disse a eles: “Encham os jarros com água.” E eles os encheram até a borda. Então ele lhes disse: “Agora tirem um pouco e levem ao diretor da festa.” E eles fizeram isso. Quando o diretor da festa provou a água que tinha sido transformada em vinho, sem saber de onde o vinho tinha vindo (embora os servos que haviam tirado a água soubessem), o diretor da festa chamou o noivo  e lhe disse: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando as pessoas ficam embriagadas, o inferior. Você guardou o vinho bom até agora.”

Quando beber passa a ser pecado

beber é pecado

No site da Editora Cleofas, o Professor Felipe Aquino nos mostra quando beber passa a ser pecado:

Tudo que atenta contra a vida humana está contra a vontade de Deus. Jesus disse que veio “para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância.” (Jo 10,10). Nosso corpo é templo da Santíssima Trindade. São Paulo disse: “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado – e isto sois vós” (1 Cor 3,16-17).

Há muitas maneiras de destruir o corpo e a vida, como consequência, as drogas, a violência, os esportes perigosos e absurdos, e as drogas, como a maconha, cocaína, crack, LSD, alcoolismo.

Tudo isso é pecado porque ofende o Autor da vida, que no-la deu como um grande dom e presente para ser vivida para os outros. A vida não é nossa, é de Deus; não sabíamos o dia do nascimento e não sabemos o dia da morte. Ela está em nós, mas não nos pertence. Somos administradores dela e teremos de prestar contas ao Criador.

O alcoolismo destrói a pessoa radicalmente. Seu cérebro vai sendo “cozido” pelo álcool e todo o organismo vai morrendo, especialmente o fígado. Dá pena ver quantos homens e mulheres jovens são dominados pelo álcool! Além disso, a família sofre as terríveis consequências de um pai ou de uma mãe embriagados; o casamento perece, os filhos sofrem. “O salário do pecado é a morte” (Rom 6,13).

Aqueles que porventura se entregaram ao vicio, devem lutar com as armas da fé, e as armas da terapia: acompanhamento médico, podendo participar dos Alcoólicos Anônimos, buscar uma boa Casa de Recuperação, como as de Bethânia, fundadas por Pe. Léo, etc.

————————————————

Ingerir bebida alcoólica é pecado? Não! Ingerir bebida alcoólica sem moderação, de maneira a prejudicar nosso corpo que é templo da Santíssima Trindade, é sim pecado.

Achou este conteúdo útil? Não deixe de compartilhar!

Comments

21 de julho de 2019 at 13:55

Sou o Francisco da Clinica Vitta, e gostaria de fazer parte
desse grupo para postar seu material em meus sites obrigado.

https://www.clinicavitta.org/tratamento-contra-dependencia-da-maconha.php



1 de agosto de 2019 at 16:24

Ola , esta sendo muito importante esse material para a informação para muitas familias.

https://www.clinicavitta.org



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *