Bíblia Sagrada
Agregando Valores

Entenda e conheça a Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada reúne vários textos religiosos que narram o motivo da existência do homem na Terra. Esses textos formam a base da nossa fé e é muito importante saber entender sua estrutura para experimentarmos este livro tão especial. Já dissemos aqui que a Palavra de Deus ilumina nossa caminhada, mas para isso, devemos estar de coração aberto e nos dedicarmos ao aprendizado.

No artigo de hoje, conheceremos a estrutura da Bíblia Sagrada para facilitar nosso entendimento e melhorar nossa experiência com a Palavra de Deus.

Entenda e conheça a Bíblia Sagrada

Geralmente, abrevia-se os nomes dos livros bíblicos para facilitar a citação de certas passagens. Os católicos, em geral, utilizam o seguinte elenco de abreviaturas:

A Bíblia Sagrada

Dessa maneira, quando quisermos citar a Primeira Epístola aos Tessalonicenses, basta escrever 1Ts. Em seguida, informamos o capítulo. Assim, 1Ts 2 significa Primeira Epístola aos Tessalonicenses, capítulo dois.

Para fazermos citações mais completas, usamos alguns sinais de pontuação: A vírgula separa os versículos do capítulo. Ex.: Mt 16,18 significa Evangelho segundo Mateus, capítulo 16, versículo 18.

O hífen indica uma sequência de capítulos ou versículos. Ex.: At 1-2 significa Atos dos Apóstolos, capítulos 1 e 2 (integrais). Ex 15,2-5 significa Livro do Êxodo, capítulo 15, versículos 2 ao 5.

O ponto apresenta capítulos e/ou versículos citados isoladamente. Ex.: 1Cr 1.3 significa Primeiro Livro das Crônicas, capítulos 1 e 3. Is 32,1.4.6 significa Livro do Profeta Isaías, capítulo 32, versículos 1, 4 e 6.

O ponto e vírgula indicam capítulos e versículos isolados, mas pertencentes ao mesmo livro. Ex.: Jo 3,23-25; 6,1-4 significa Evangelho segundo João, capítulo 3, versículos de 23 ao 25 e capítulo 6, versículos de 1 ao 4.

Algumas Bíblias podem usar “s” e “ss” a seguir do número do capítulo e/ou versículo. “s” significa seguinte e “ss”, seguintes. São usados para simplificar – ainda mais – a citação, respectivamente, de dois ou três capítulos e/ou versículos. Ex.: Rm 2,5s significa Epístola aos Romanos, capítulo 2, versículos 5 e 6 (isto é, o versículo 5 e o seguinte). Ap 6,7ss significa Livro do Apocalipse, capítulo 6, versículos de 7 ao 9 (isto é, o versículo 7 e os dois seguintes). Tg 1s significa Epístola de Tiago, capítulos 1 e 2 (isto é, o capítulo 1 e o seguinte).

Com todas essas abreviações e sinais podemos montar e citar, de forma bem resumida, qualquer passagem Bíblica. Ex.: Lv 1,12-15.20; 3,2s; Mc 1,3ss.10; 2Cor 3-5 significa, respectivamente: – Livro do Levítico, capítulo 1, versículos de 12 à 15 e o versículo 20; no mesmo Livro do Levítico, capítulo 3, versículos 2 e 3. – Evangelho segundo Marcos, capítulo 1, versículos de 3 ao 5 e o versículo 10. – Segunda Epístola aos Coríntios, capítulos de 3 ao 5.

A explicação é de Carlos Martins Nabeto.

Bíblia Sagrada

Notas de rodapé

A Bíblia Católica tem no rodapé de cada página, explicações e referências de determinados versículos. Isso serve para sabermos os versículos que se relacionam, os significados de determinadas palavras e explicações de alguns trechos que possam parecer difíceis. É importante saber que se você tiver uma Bíblia tamanho grande (aquelas que algumas pessoas colocam na estante e só abrem para limpar), considerada bíblia de estudo, você terá maiores referências para pesquisa.

Esperamos que essas explicações te ajudem a entender melhor a Palavra de Deus, para que ela ilumine o seu caminho agora e sempre.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *